terça-feira, 13 de outubro de 2009

Broadcast Yourself

Recentemente um dos criadores do youtube esteve no Brasil. Chad Hurley é formado em artes, tem trinta-e-poucos anos, é casado, tem filhos e provavelmente mora numa bela casa no Vale do Silício. Segundo ele, a fortuna ganha na venda de sua cria para a Google não mudou seu estilo de vida, exceto que ele agora pode viajar mais e frequentemente se encontra com os poderosos, tipo o Barack Obama e, é claro, o Pedro do Chip.

Em entrevista à Globo News, Hurley mostrou-se um cara simpático, tranquilo e não diferente de nós mortais. Ele e seus dois parceiros, um dos quais obviamente asiático e encarregado da computaria  pesada, já tinham desenvolvido o sistema PayPal que facilita transações na web. Um belo dia em 2005, os caras quiseram compartilhar seus vídeos caseiros, de farras com amigos, mas não encontraram um meio fácil de fazê-lo. Decidiram, assim, montar um site simples que servisse como um álbum, um espaço onde eu e você pudéssemos publicar nossas próprias aventuras com uma câmera. O resto nós sabemos

Perguntado sobre o que jovens empresários devem fazer para ter sucesso, Hurley respondeu calmamente, com seu jeito de surfista californiano, que eles tinham de "começar de algum lugar." Parece algo muito vago e evasivo prum cara do calibre dele dizer, mas ele elabora mais adiante que o fundamental é fazer algo de que se goste, algo que acrescente à sua pessoa, aos seus amigos, à vida. Algo que gere uma mudança, o que não significa necessáriamente uma mudança do porte da que o youtube causou em nossas vidas. Tudo muito idealista, muito romântico, não? Não!

É claro que para se dar bem em qualquer empreitada é necessário ter alguma noção de quem pode te levar aonde você quer chegar, os chamados figurões, big shots, ou melhor ainda, os movers and shakers. Quem domina bem os ditames do sistema pode conseguir tudo mais fácil, mas o que importa no fritar dos ovos é ter idéias, conteúdo, criatividade. Se você tem uma banda e quer chegar ao estrelato, é melhor fazer contatos logo e se dispor a uma certa quantidade de exploração, mas se não tiver capacidade de compor uns hits ou um conjunto de obra muito bom, não adianta. Se você quer se dar bem no meio acadêmico, precisa dum mentor, mas se não tiver ideias interessantes pra subir nesse seleto meio, o mentor vai te ajudar achando no fundo que você não passa de um aluno mediano. E assim vai em qualquer área.

Isso não é dizer que temos que ser originais ou geniais para ter sucesso, nem que sucesso significa riqueza e fama. Significa que quem acha que ser esperto é o mais importante está tão iludido quanto quem acha que só o talento basta. O sistemas limitam muito a criatividade dos criadores pra nutrir seus interesses próprios, é verdade; mas não nos esqueçamos de que o mundo vive de idéias, às vezes alguma inovação. O segredo por trás do sucesso do youtube não é só o fato de ser baseado no todo-poderoso Vale do Silício e pertencer à Google, mas sim o fato de que seus criadores tiveram uma boa idéia e correram atrás dela com know-how e paixão. Vamos dar crédito pros caras, o Sr. Hurley é um cara bastante bem apessoado que podia simplesmente ter decidido virar modelo de cuecas, mas decidiu usar a cabeça e ser alguém.

Por isso, fellas, broadcast yourselves! Nunca desprezem seu potencial. Corram atrás dos seus projetos com consciência e boa vontade, pois uma idéia é como uma semente: se cair em terreno fértil, vinga.

Um comentário: