segunda-feira, 12 de outubro de 2009

I'm in the mood for a dance

Hoje à noite assisti com Alita a Mamma Mia, musical com Meryl Streep, Pierce Brosnan e Colin Firth ao ritmo do ABBA. Como todo musical, este diverte quando não entedia e tem seus momentos constrangedores, quando um ator tenta alcançar uma nota que definitavamente não consegue. O que o faz melhor do que os outros que já vi, além do cenário disarming das ilhas gregas, é obviamente a trilha sonora do velho grupo sueco, ao som do qual até eu! tenho vontade de dançar.

Ouvir uma banda como o ABBA me faz pensar que às vezes o saudosismo é mais do que um sentimento natural do ser humano. Afinal, a qualidade da música pop de hoje nem existe se a compararmos com o que embalou a juvetude dos meus e dos seus pais. Vejam, por exemplo, como bombam as festas Supra Sumo em BH. Diversos artistas atuais já prestaram homenagem ao ABBA, e mesmo que você não goste nem de um nem de outro, isso prova que esse quarteto foi grande. E ainda é. Atualmente há muito pouco ou nada que podemos considerar digno de um cover, excluindo, é claro, a inusitada versão de "Oops I did it again" do Children of Bodom. A não ser que você ache que o Justin Timberlake é fooooda. Me vem à cabeça Alanis Morissette, que fez uma paródia da ridícula "My Humps", do Black-eyed Peas, e conseguiu ser mais ridícula ainda em seu desespero por mostrar como ela é fooooda. Um belo exemplo de tiro pela culatra.

Mesmo sabendo que tudo é cíclico, é difícil prever que a música pop voltará um dia à inocência e bom gosto de outrora, quando melodias bonitas ainda eram bonitas e instrumentos de verdade eram usados pra se compor e tocar as músicas. O pessimismo também é da natureza humana. Mas como o que é bom nunca sai de moda nem perde seu valor, podemos pelo menos manifestar nossa insatisfação com a merda musical generalizada ignorando as rádios e a mtv e acessando o youtube pra ouvir o que realmente nos toca.

4 comentários:

  1. Cara, a alanis fez o cover de my humps para tirar sarro da cara do grupo de fergie!!! ehehehe, masainda bem que temos o you tube e a internet!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que foi pra tirar sarro, sô, mas isso é se rebaixar demais, foi muito forçado, pra que se dar o trabalho?

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto! Detestei a versão da Alanis, mas entendi a mensagem. Ela tb naum faz nada q presta há um bom tempo. E eu acho que, apesar de tudo, temos que ser otimistas. Uma geração que tá crescendo numa falta de originalidade assim pode começar um contra movimento mais foda do que podemos imaginar.

    ResponderExcluir