domingo, 11 de outubro de 2009

Perderam a vergonha

Sexta-feira 9/10 o Jornal Nacional rodou uma matéria dizendo que os brasileiros classificados negros e pardos estão abandonando a vergonha de se assumirem como tais, principalmente por causa da crescente política de cotas que vem ao seu resgate. Uma entrevistada, que parecia ser líder de algum movimento afro-brasileiro, respondeu que os negros e pardos perderam a vergonha de assumir que têm um avô negro, que têm sangue negro, que têm pele escura. Até aí tudo bem.

Perder a vergonha é muito bom. Ter sangue negro não é nenhum problema, pele escura sofre menos com o sol. Há que se orgulhar de ter raízes africanas. Mas dizer que a mudança está acontecendo estimulada por conveniência e interesse é embaraçosamente ambíguo: perderam a vergonha em que sentido, na cor ou na cara?

Mais cuidado, gente, que o assunto é delicadíssimo.

4 comentários:

  1. Esse é um assunto realmente complexo.O Brasil, como um todo vem passando por grandes transformações e isso acarreta em melhores condições de vida e principalmente, mais orgulho étnico. Mas sou contra politicas de cotas etnicas. Seria um retrocesso para um país multietnico como o Brasil!!

    ResponderExcluir
  2. Só contribuindo para a reflexão sobre a diversidade étnica no Brasil...

    Interessante que nosso país seja um país multi étnico mas em cargos de grande poder essa característica não se concretiza. Pq será que, apesar da nossa diversidade étnica, temos UM

    Isso mesmo: UM

    Ministro negro (em um total de 24 ministérios)...

    Que por sinal é o Orlando Silva, do Esporte.

    Pq será que a nossa representação política não reflete nossa representação étnica?

    Pq será que ainda me causa espanto ver uma guria negra na universidade com pasta da Medicina? Pq será que eu ainda penso: po, de certeza essa guria passou com cotas?

    É importante que repensemos o argumento da democracia étnica e visualizemos que no Brasil se julga SIM pela cor da pele. A ideologia liberal (cultural e econômica) teima em tentar nos convencer que gente de pele mais negra tem a mesma chance de sucesso quando na verdade isso n procede.

    Enfim, o Brasil É um país preconceituoso e não se admite como tal. Preferimos camuflar esses conflitos descansando à sombra refrescante de nossa Casa Grande...

    ResponderExcluir