terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ressurgirá das cinzas

Como testemunhei no meu outro blog há quase um ano, quando estava nos EUA, o duplo mote da cidade de Detroit é, em Latim, esperamos dias melhores e ressurgirá das cinzas. As frases não se referem à presente conjuntura de Motown, que continua digna de sua bandeira, mas a um passado distante, quando um incêndio, daqueles de botar inveja no insano Nero, arrasou com a cidade.

Mas estou aqui pra falar do Rio, que pode fazer das de Detroit suas próprias esperanças. Outro dia vimos o confronto entre polícia e traficantes ceifar a vida de dois PMs que sobrevoavam uma favela no complexo do Alemão. Do alto de suas citadelas fortificadas, os bandidos alvejaram um helicóptero levando três homens, que logo pegou fogo e iniciou queda livre. Heroicamente, o piloto conseguiu pousar a máquina em chamas e salvar-se, mas seus dois companheiros não tiveram a mesma sorte. O nome da nave: Fênix II. Dramaticamente irônico esse episódio, pois essa falecida ave da crua realidade brasileira nada tem em comum com a mitológica: não ressurgirá de suas cinzas jamais. No máximo, algumas partes em bom estado serão guardadas prum futuro transplante. Me pergunto se a Fênix I ainda bate asas.

Enquanto brinco inutilmente com as palavras, nosso governo se gaba de trazer Copa do Mundo e Olimpíadas pruma cidade em pleno estado de guerra, guerra que o governo não está ganhando. Que ousadia inconsequente a desses barbados! E enquanto isso em BH a tão prometida expansão do metrô já foi "desprometida," pelo menos por agora, pra finalidades eleitoreiras, como tem sido. Isso deve nos dar uma boa idéia do grau de comprometimento dos nossos políticos pra conosco e com os compromissos que fazem.

É como disse um certo romano, O tempora, o mores!


4 comentários:

  1. assino embaixo. uma semana após ser ecolhida sede de 2012, londres sofreu um atentado terrorista que matou dezenas de pessoas e nem por isso, o COI não deixou de acreditar que londres fosse capaz de realizar os jogos!!!

    ResponderExcluir
  2. Sim, temos total capacidade, vei, mas só que são casos diferentes, né: Londres provavelmente tem mais estrutura, e terrorismo e violência cotidiana são diferentes, mas enfim, vai dar tudo certo.

    ResponderExcluir
  3. Cara não concordo!!! violência e Terrorismo são faces da mesma moeda!!! Esse é um dos motivos para que o rio realize os jogos, para que melhore a sua infra-estrutura

    ResponderExcluir
  4. É... o terrorismo pode ser tão fatal quanto a violência, ainda mais num evento de grande magnitude. Concordamos na infra-estrutura.

    ResponderExcluir