quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Inventando a roda com Acir Antão

Sei que ouvir a "rádio de Minas" é meio que um clichê, assinalando muitas vezes o sujeito que nem sequer conhece as outras emissoras do Estado. Mas enquanto se prepara aulas qualquer passatempo serve.

Não sei, porém, pra que serve o programa do veteraníssimo Acir Antão - dono duma voz extraordinária -, que vai ao ar de segunda a sábado das 9 às 10. Acho que só mesmo pra passar o tempo, passar o horóscopo do dia (indispensável!) e ariar o brio da "dona-de-casa-amiga-e-companheira-de-todas-as-manhãs." Sem falar que o cara faz o social dele todo ali, hahaha! Deve ser por isso que ele tem liberdade pra falar de quase tudo e numa dessas soltou uma pérola sobre as políticas conjuntas das irmãs em miséria Contagem e Betim.

Segundo Antão, as prefeitas Marília Campos e Maria do Carmo Lara estão "inventando a roda" ao planejar interligar seus domínios por meio da velha estrada de ferro que passa por eles, implantando sobre ela o revolucionário (anote bem!) VLST, Veículo Leve Sobre Trilhos - em outras palavras, Metrô.

O troça do Antão faz sentido porque, afinal, há muito tempo havia de fato um trem naquela linha ligando municípios da Grande BH, numa distante época em que a capital era conectada por uma malha ferroviária razoável, com bondes indo da Pampulha até a Gameleira e trens levando plus ultra, uma geografia completamente diferente da atual. A cidade cresceu desordanadamente e o transporte sobre trilhos virou caminho de minhoca. Agora, algum funcionário a Prefeitura de Contagem deve ter informado a prefeita que tem uma linha de trem na cidade e ela pensou, "Pá! Como não pensei nisso antes? Me ponham na linha com a Maria do Carmo agora! Vamos fazer um trem!" E far-se-á o trem. Espera-se.

Agora, VLST é na verdade diferente de metrô, pois é um tipo de trem muito mais leve e tecnológico. Portanto, falar que vão pôr um desses na cidade é outra coisa. Qual é que vai ser?

O Acir Antão deve ter algo contra a nossa convalida Contagem ou então só está fazendo seu papel de prestador de serviços. Ao comentar sobre os 218 anos da banda de música de Sabará, além do fato de Mariana ter não sei quantas, o radialista soltou, "Agora, me fala quantas bandas de música tem Contagem? Pra mim Contagem tem 1 milhão de habitantes e não tem nem uma rodoviária." Se ele tem certeza que não há uma sequer banda de música em Contagem eu não sei, mas sei que temos um grupo jovem de música erudita que já inclusive se apresentou no exterior. Isso ele não deve saber. Mas, enfim, não temos uma rodoviária, não temos um teatro decente, não temos um hospital de ponta, não temos um aeroporto (muito menos!), não temos uma biblioteca abrangente, não temos um estádio razoável, nosso time de futebol só foi fundado em 2006. Não temos IPTU. Quem sabe quando de fato chegarmos ao 1 milhão...

Quem sabe sobra uma rebarba da verba da Copa pra fazer um puxadinho até nós?

Nenhum comentário:

Postar um comentário