segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A opulência dos trópicos e dos nórdicos - parte II

E como diria o José Simão, "Buemba! Buemba!" A crise andou bem apertada n'alguns cantos desse mundão. E na Islândia - onde mesmo? - a não toda poderosa McDonald's encerrou atividades após ver um custo operacional já exorbitante aumentar ainda mais. O pequeno país gelado correu pras lojas pra desepedir-se dos Big Macs antes das McPortas se fecharem pra sempre. McDonald's agora só quando um parente for viajar ao exterior e trouxer congelado pra casa, o que lá naquelas alturas não é nenhum desafio.

Aquele rincão inalterado de Vikings foi pelo jeito um dos estados que mais apanhou da crise, que fez um ano outro dia aí. Os bancos do país foram à bancarrota, o que, num lugar com 200 mil habitantes, deve significar que todo mundo teve de quebrar o porquinho pra pagar contas. Viraram o primo pobre da família nórdica. O dono da franquia do fast food lá afirmou que estava pagando preço de whisky por cebolas da Alemanha, tão absurda era a situação. Aí, meu amigo, é mais digno abrir uma importadora de gole, que os islandeses bebem bagaraaai.

Enquanto isso, o Brasil sai firme e orgulhoso da crise, com uns socos na barriga e uns chutes na cara, mas nada que não seja capaz de aguentar com altivez. Estamos comprando caças, vendendo mais carros do que comportamos, sediando dois eventos esportivos tamanho GG, triplicando o IPTU em Belo Horizonte, dando dinheiro pra Evo Morales e, como de costume, entregando mais milhões e milhões às mãos de políticos que não nos fazem porra nenhuma. Quem falar que o Hospital Municipal de Contagem tem estrutura comprometida, falta de pessoal e de medicamentos está caluniando. Ah! esses pessimistas da nação!

Já que os tempos são tão bons, até eu que não sou empresário vou cantar a pedra pr'aquele que for esperto o bastante pra me ler: vendam cachaça e comidinhas brasileiras pros islandeses; torresminho, mandioquinha frita, bobó de camarão, espetinho de gato, empada, tropeiro... carne-de-sol! (pegou o trocadilho?) Sempre digo, ninguém deixa de comer só porque tem uma crise de merda enchendo o saco, e quem paga caro por cebolas e cópias insossas, plastificadas e sanitizadas de hamburger vai pagar o dobro pela nossa linda variedade gas-tro-nô-mi-ca. Os branquelos vão pirar o cabeção. Vão por mim.

E de quebra, tragam umas escandinavas.

O futuro é nosso!

2 comentários: